Em nosso estudo sobre o gênero notícia aprendemos
que esse tipo de texto apresenta uma linguagem impessoal. Isso significa
que há um uso maior de verbos e de pronomes na terceira pessoa.
Então, vamos falar um pouco sobre os VERBOS.
Agora
passe as informações a seguir sobre verbos para o seu caderno:
VERBOS
Verbo é uma palavra que indica ação, estado, fato ou fenômeno da
natureza.
Ação: Felipe desenhou um cometa.
Estado permanente ou mutatório: A vizinhança estava aborrecida.
Minha mãe ficou furiosa.
Fenômeno da natureza: Choveu ontem, mas não trovejou.
Algumas vezes, dois verbos podem se juntar para formar uma locução
verbal. Exemplo: Joana resolveu colocar as máscaras de tecido em uma mesma gaveta.
Os verbos “resolveu” e “colocar” formam a locução verbal.
Sendo assim, locução verbal é a combinação de dois ou mais
verbos.
O
verbo também indica um processo localizado no tempo, que pode ser:
PRESENTE:
exprime um fato que ocorre
-
no momento da fala. Exemplo: Estou
com fome! Os médicos precisam de
ajuda.
- ou com frequência. Exemplo: Minha avó me abraça todo dia.
PASSADO
(também chamado de PRETÉRITO): exprime um fato que ocorreu antes do momento da fala como uma ação:
- pontual, única, acabada. Exemplo: Ontem eu fiz uma série de exercícios.
- que ocorria com frequência. Exemplo: Antes da quarentena, eu andava de bicicleta todos os dias.
FUTURO:
exprime um fato que irá ocorrer depois do ato da fala.
Ex.:
Daqui a alguns dias iremos
para a escola novamente.
Clique no link a seguir e leia com
atenção a notícia sobre crianças em quarentena:
![]() |
https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2020/03/26/criancas-em-quarentena-dao-desenho-e-bombons-para-vizinha-como-pedido-de-desculpas-por-barulho-em-sao-jose.ghtml |
Em seu caderno, escreva
as perguntas e as respostas das questões a seguir:
QUESTÕES
1. Os verbos destacados indicam AÇÃO, ESTADO ou FENÔMENOS DA NATUREZA?
1. Os verbos destacados indicam AÇÃO, ESTADO ou FENÔMENOS DA NATUREZA?
a)
As crianças fizeram um desenho e deram
à vizinha.
b)
A vizinha ficou feliz.
c)
A mãe dos meninos está
satisfeita.
d)
Choveu
e trovejou muito durante a noite. Será que choverá amanhã também?
e)
As brincadeiras incomodaram a
vizinhança.
2. Identifique e circule os verbos e locuções verbais presentes no parágrafo abaixo:
“Eles não têm acesso a celular.
Computador e a televisão é por tempo restrito. A gente tenta ocupar o dia deles
com brincadeiras de massinha, pintura, leitura, fazendo algumas receitas
simples para o lanche, brincadeira de fantoche, de tudo um pouco. Tento colocar
a criatividade para funcionar, para que eles aproveitem esse tempo de forma
produtiva”, contou a mãe.
3. Identifique o tempo dos verbos destacados nas frases: PRESENTE, PRETÉRITO e FUTURO.
a) Crianças em quarentena dão desenho e bombons para vizinha.
b) Mariana e o irmão Mattias fizeram um desenho e deram junto uma caixa de chocolates.
c) A moradora retribui com um presente e um bilhete.
d) As crianças farão menos barulho nos próximos dias?
e)As mães pedem mais cuidado.
4. Faça a relação da primeira com a segunda coluna de acordo com o sentido dos verbos que demonstram estado em cada frase:
(A) um estado passageiro. (
) A vizinha parece brava.
(B) uma continuidade de um estado. ( ) A vizinha é brava.
(C) um estado permanente. (
) A vizinha continua brava.
(D) um estado aparente. ( ) A vizinha está brava
5. Identifique no texto lido os elementos principais de uma notícia:
5. Identifique no texto lido os elementos principais de uma notícia:
a)
O QUÊ é noticiado? Ou seja, qual é o fato ocorrido?
b)
ONDE ocorreu esse fato?
c)
QUANDO ocorreu esse fato?
d)
QUEM são as pessoas envolvidas nesse fato?
Se tiver qualquer dúvida ou
sugestão, deixe seu comentário no box de comentários ou mande por e-mail para reginaclaudialima@gmail.com
Um abração virtual!
Professora Regina Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário