segunda-feira, 4 de maio de 2020

Verbos (Parte 1)


Em nosso estudo sobre o gênero notícia aprendemos que esse tipo de texto apresenta uma linguagem impessoal. Isso significa que há um uso maior de verbos e de pronomes na terceira pessoa.
Então, vamos falar um pouco sobre os VERBOS.
Para começar, assista ao vídeo a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=KmNaSOZ9kb0 .

Agora passe as informações a seguir sobre verbos para o seu caderno:

VERBOS 

Verbo é uma palavra que indica ação, estado, fato ou fenômeno da natureza.

Ação: Felipe desenhou um cometa.
Estado permanente ou mutatório: A vizinhança estava aborrecida. Minha mãe ficou furiosa.
Fenômeno da naturezaChoveu ontem, mas não trovejou.

Algumas vezes, dois verbos podem se juntar para formar uma locução verbal.  Exemplo: Joana resolveu colocar as máscaras de tecido em uma mesma gaveta.

Os verbos “resolveu” e “colocar” formam a locução verbal. Sendo assim, locução verbal é a combinação de dois ou mais verbos.

O verbo também indica um processo localizado no tempo, que pode ser:
PRESENTE: exprime um fato que ocorre
- no momento da fala. Exemplo: Estou com fome! Os médicos precisam de ajuda.
-  ou com frequência. Exemplo: Minha avó me abraça todo dia.

PASSADO (também chamado de PRETÉRITO): exprime um fato que ocorreu antes do momento da fala como uma ação:
-  pontual, única, acabada. Exemplo: Ontem eu fiz uma série de exercícios.
- que ocorria com frequência. Exemplo: Antes da quarentena, eu andava de bicicleta todos os dias.

FUTURO: exprime um fato que irá ocorrer depois do ato da fala.
Ex.: Daqui a alguns dias iremos para a escola novamente.

Clique no link a seguir e leia com atenção a notícia sobre crianças em quarentena:
https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2020/03/26/criancas-em-quarentena-dao-desenho-e-bombons-para-vizinha-como-pedido-de-desculpas-por-barulho-em-sao-jose.ghtml

Em seu caderno, escreva as perguntas e as respostas das questões a seguir:


QUESTÕES
1. Os verbos destacados indicam AÇÃO, ESTADO ou FENÔMENOS DA NATUREZA?
a)      As crianças fizeram um desenho e deram à vizinha.
b)      A vizinha ficou feliz.
c)      A mãe dos meninos está satisfeita.
d)     Choveu e trovejou muito durante a noite. Será que choverá amanhã também?
e)      As brincadeiras incomodaram a vizinhança.

2. Identifique e circule os verbos e locuções verbais presentes no parágrafo abaixo:
“Eles não têm acesso a celular. Computador e a televisão é por tempo restrito. A gente tenta ocupar o dia deles com brincadeiras de massinha, pintura, leitura, fazendo algumas receitas simples para o lanche, brincadeira de fantoche, de tudo um pouco. Tento colocar a criatividade para funcionar, para que eles aproveitem esse tempo de forma produtiva”, contou a mãe.

3. Identifique o tempo dos verbos destacados nas frases: PRESENTE, PRETÉRITO e FUTURO.
a) Crianças em quarentena dão desenho e bombons para vizinha.
b) Mariana e o irmão Mattias fizeram um desenho e deram junto uma caixa de chocolates.
c) A moradora retribui com um presente e um bilhete.
d) As crianças farão menos barulho nos próximos dias? 
e)As mães pedem mais cuidado.

4. Faça a relação da primeira com a segunda coluna de acordo com o sentido dos verbos que demonstram estado em cada frase:
(A) um estado passageiro.                                   (   ) A vizinha parece brava.
(B) uma continuidade de um estado.                  (   ) A vizinha é brava.
(C) um estado permanente.                                 (   ) A vizinha continua brava.
(D) um estado aparente.                                      (   ) A vizinha está brava

5. Identifique no texto lido os elementos principais de uma notícia:
a) O QUÊ é noticiado? Ou seja, qual é o fato ocorrido?
b) ONDE ocorreu esse fato?
c) QUANDO ocorreu esse fato?
d) QUEM são as pessoas envolvidas nesse fato?


Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, deixe seu comentário no box de comentários ou mande por e-mail para reginaclaudialima@gmail.com
Um abração virtual!
Professora Regina Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário