segunda-feira, 20 de abril de 2020

Linguagem formal e informal


Olá, meninos e meninas!!!
Em nosso estudo sobre o gênero notícia aprendemos que esse tipo de texto apresenta uma linguagem formal. Isso significa que se trata de um texto que utiliza palavras que respeitam as regras gramaticais. Isso ocorre porque a notícia é um gênero textual que circula dentro de um contexto que exige mais formalidade.
A linguagem formal e a informal são variações da língua aplicadas em diferentes contextos. Por exemplo: a linguagem utilizada por nós enquanto estamos conversando com a família é diferente da linguagem que o ministro da saúde usa durante uma entrevista. Quando estamos entre amigos, nossa linguagem é mais solta, descuidada e podemos fazer uso de gírias e abreviações, como dizer “ bom!” em vez de “Está bom!”. Já o ministro da saúde ou qualquer outra autoridade deve ter mais cuidado com as suas falas durante as entrevistas e, por isso, evita o uso de gírias ou abreviações linguísticas.
Da mesma forma, na escrita, devemos estar atentos ao contexto, ao objetivo e ao receptor da nossa mensagem. Quando um filho deixa um bilhete para sua mãe ou para um amigo, pode escrever da mesma forma como falaria. Mas ao escrever uma atividade escolar, deve escrever de acordo com as regras gramaticais, pois o ambiente escolar não é o ambiente familiar e, por isso, exige um pouco mais de formalidade
Portanto, para fazer o uso correto da linguagem formal e informal é necessário que o falante saiba encaixar a fala nos diferentes contextos comunicativos.
            Para ilustrar ainda mais as informações, assista aos vídeos sugeridos:


Agora, passe as informações a seguir sobre as características da linguagem formal e da informal para o seu caderno:

CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM FORMAL
A linguagem formal também é chamada de linguagem culta. Essa linguagem é aplicada quando não existe familiaridade entre os interlocutores (quem fala e quem recebe a mensagem) ou em momentos que requerem mais respeitabilidade.

Características principais:
• Segue rigorosamente as regras da gramática;
• Pronúncia clara e correta das palavras;
• Vocabulário rico e vasto.

Situações de uso:
• Discursos públicos ou políticos;
• Salas de aula, conferências, palestras, seminários;
• Provas e concursos públicos;
• Reuniões de trabalho e entrevista de emprego;
• Documentos oficiais, cartas, requerimentos.

Podem ser os receptores (quem é o alvo da mensagem):
• Superiores hierárquicos;
• Autoridades religiosas, oficiais, políticas;
• Grande público;
• Público desconhecido.

CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM INFORMAL
A linguagem informal também é classificada de linguagem coloquial. Essa linguagem é aplicada quando os interlocutores são amigos ou familiares e em momentos de descontração.

          Características principais:
• Não se preocupa com o uso correto das normas gramaticais;
• Utiliza vocabulário simples, expressões populares e coloquialismos;
• Ocorre o uso de gíria, palavrões, palavras inventadas, onomatopeia, gestos;
• Aplicação de palavras abreviadas ou contraídas: cê, pra, tá, tbm, dps, tlg;
• Está sujeita a mudanças regionais, culturais e sociais.

          Situações de uso:
• Conversas do dia a dia;
• Mensagens de celular;
• Redes sociais.

E para entender melhor o assunto realize as atividades a seguir em seu caderno, mas antes, veja este vídeo para rir um pouquinho sobre nossa capacidade de abreviar a fala.

ATIVIDADE 1: Complete o quadro a seguir, transformando as formas reduzidas de expressão em linguagem formal:
Informal ou coloquial
Formal ou culta
Pra mim tá de boas.
        Para mim está tudo bem. 
Num sei o que é vírus.

Peraí um poquim que eu vô te dize.

Tô bolado com essa história de pandemia.

Cheguei rápido pq tavaqui perto. 


Veja agora este outro vídeo sobre as gírias dos adolescentes em Brasília:


ATIVIDADE 2: 
O texto a seguir foi escrito, propositalmente, na linguagem informal. Faça a reescrita do texto fazendo as correções e adaptações necessárias nas expressões grifadas para que o texto esteja de acordo com a norma culta.

Em tempos de quarentena devido à pandemia de coronavírus, ficar de boa em casa tem sido um desafio para quem tem pirralhos. A bagunça da galera com as brincadeiras é tanta que chega a aperrear vizinhos. Mas, ao saber disso, dois irmãos tentaram mostrar que não queriam treta. Decidiram mandaram desenhos com “foi mal pela zuada” para uma vizinha que achou a atitude muito top, porque ela não é mala.

ATIVIDADE 3:
As frases a seguir foram escritas propositalmente com gírias e abreviações muito comuns no universo da internet, mas que não devem estar presentes em textos escritos em situações que exigem formalidade. Em seu caderno, reescreva cada frase identificando e corrigindo as expressões:
a) O filme de onte foi top!
b) Tô enviando a atividade pra vc fazer. Bjs!
c) Fui até a quadra, mas deu ruim. Tava fechada por conta da quarentena. Fiquei pistola demais.
d)  Num guento mais fica em casa. Tô com ranço dessa quarentena!


ATIVIDADE 4: Para complementar seu conhecimento sobre o assunto, leia a reportagem do Jornal Correio Brasiliense sobre as gírias do jovens naquela região. Boa leitura!
Conheça as gírias usadas em Brasília

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