Olá, meninos e meninas!!!
Em nosso
estudo sobre o gênero notícia aprendemos que esse tipo de texto apresenta uma
linguagem formal. Isso significa que se trata de um texto que utiliza
palavras que respeitam as regras gramaticais. Isso ocorre porque a notícia é um
gênero textual que circula dentro de um contexto que exige mais formalidade.
A linguagem
formal e a informal são variações da língua aplicadas em diferentes contextos.
Por exemplo: a linguagem utilizada por nós enquanto estamos conversando com a
família é diferente da linguagem que o ministro da saúde usa durante uma
entrevista. Quando estamos entre amigos, nossa linguagem é mais solta,
descuidada e podemos fazer uso de gírias e abreviações, como dizer “Tá
bom!” em vez de “Está bom!”. Já o ministro da saúde ou qualquer outra
autoridade deve ter mais cuidado com as suas falas durante as entrevistas e,
por isso, evita o uso de gírias ou abreviações linguísticas.
Da mesma
forma, na escrita, devemos estar atentos ao contexto, ao objetivo e ao receptor
da nossa mensagem. Quando um filho deixa um bilhete para sua mãe ou para um
amigo, pode escrever da mesma forma como falaria. Mas ao escrever uma atividade
escolar, deve escrever de acordo com as regras gramaticais, pois o ambiente
escolar não é o ambiente familiar e, por isso, exige um pouco mais de
formalidade
Portanto, para
fazer o uso correto da linguagem formal e informal é necessário que o falante
saiba encaixar a fala nos diferentes contextos comunicativos.
Para
ilustrar ainda mais as informações, assista aos vídeos sugeridos:
Agora, passe as informações a seguir
sobre as características da linguagem formal e da informal para o seu caderno:
CARACTERÍSTICAS
DA LINGUAGEM FORMAL
A linguagem
formal também é chamada de linguagem culta.
Essa linguagem é aplicada quando não existe familiaridade entre os
interlocutores (quem fala e quem recebe a mensagem) ou em momentos que requerem
mais respeitabilidade.
Características principais:
• Segue rigorosamente as regras da
gramática;
• Pronúncia clara e correta das
palavras;
• Vocabulário rico e vasto.
Situações de uso:
• Discursos públicos ou políticos;
• Salas de aula, conferências,
palestras, seminários;
• Provas e concursos públicos;
• Reuniões de trabalho e entrevista
de emprego;
• Documentos oficiais, cartas,
requerimentos.
Podem ser os receptores (quem é o alvo da mensagem):
• Superiores hierárquicos;
• Autoridades religiosas, oficiais,
políticas;
• Grande público;
• Público desconhecido.
CARACTERÍSTICAS
DA LINGUAGEM INFORMAL
A linguagem
informal também é classificada de linguagem
coloquial. Essa linguagem é aplicada quando os interlocutores são
amigos ou familiares e em momentos de descontração.
Características principais:
• Não se preocupa com o uso correto
das normas gramaticais;
• Utiliza vocabulário simples,
expressões populares e coloquialismos;
• Ocorre o uso de gíria, palavrões,
palavras inventadas, onomatopeia, gestos;
• Aplicação de palavras abreviadas ou
contraídas: cê, pra, tá, tbm, dps, tlg;
• Está sujeita a mudanças regionais,
culturais e sociais.
Situações de uso:
• Conversas do dia a dia;
• Mensagens de celular;
• Redes sociais.
E para entender melhor o assunto
realize as atividades a seguir em seu caderno, mas antes, veja este vídeo para
rir um pouquinho sobre nossa capacidade de abreviar a fala.
ATIVIDADE
1: Complete
o quadro a seguir, transformando as formas reduzidas de expressão em linguagem
formal:
Informal ou coloquial
|
Formal ou culta
|
Pra mim tá de boas.
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Para
mim está tudo bem.
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Num sei o que é vírus.
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Peraí um poquim que eu vô te dize.
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Tô bolado com essa história de pandemia.
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Cheguei rápido pq tavaqui perto.
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Veja agora este outro vídeo sobre as gírias dos adolescentes
em Brasília:
ATIVIDADE
2:
O texto a seguir
foi escrito, propositalmente, na linguagem informal. Faça a reescrita do texto fazendo as correções e adaptações necessárias nas expressões grifadas para que o texto esteja de acordo com a norma culta.
Em tempos de quarentena devido à
pandemia de coronavírus, ficar de boa em casa tem sido um desafio para
quem tem pirralhos. A bagunça da galera com as
brincadeiras é tanta que chega a aperrear vizinhos. Mas, ao saber disso,
dois irmãos tentaram mostrar que não queriam treta. Decidiram mandaram
desenhos com “foi mal pela zuada” para uma vizinha que achou a atitude muito
top, porque ela não é mala.
ATIVIDADE
3:
As frases a seguir
foram escritas propositalmente com gírias e abreviações muito comuns no
universo da internet, mas que não devem estar presentes em textos escritos em
situações que exigem formalidade. Em seu caderno, reescreva cada frase identificando
e corrigindo as expressões:
a)
O filme de onte foi top!
b)
Tô enviando a atividade pra vc fazer. Bjs!
c)
Fui até a quadra, mas deu ruim. Tava fechada por conta da quarentena. Fiquei
pistola demais.
d) Num guento mais fica em casa. Tô com ranço
dessa quarentena!
ATIVIDADE
4: Para complementar seu
conhecimento sobre o assunto, leia a reportagem do Jornal Correio Brasiliense
sobre as gírias do jovens naquela região. Boa leitura!
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