terça-feira, 2 de junho de 2020

VERBOS (Sistematizando e aplicando o aprendizado)


Nesta unidade, faremos um conjunto de atividades para pôr em prática o aprendizado sobre VERBOS. Nos exercícios a seguir, você vai revisar os seguintes tópicos:
- verbos da 1ª, 2ª e 3ª conjugação;
- verbos no infinitivo;
- verbos no modo imperativo;
- concordância do verbo com os elementos a quem ele se refere.

Segue o link para assistir a um videozinho sobre os verbos que indicam estado (SER e ESTAR): https://www.youtube.com/watch?v=hmrles4d4_A


Segue o link com uma animação bem bonitinha da música Todos os verbos, de Zélia Duncan: https://www.youtube.com/watch?v=LbfXvvc3oe0
 
Música: Todos os verbos
Errar é útil
Sofrer é chato
Chorar é triste
Sorrir é rápido
Não ver é fácil
Trair é tátil
Olhar é móvel
Falar é mágico
Calar é tático
Desfazer é árduo
Esperar é sábio
Refazer é ótimo
Amar é profundo
 
E nele sempre cabem de vez
Todos os verbos do mundo
E nele sempre cabem de vez
 
Abraçar é quente
Beijar é chama
Pensar é ser humano
Fantasiar também
Nascer é dar partida
Viver é ser alguém
Saudade é despedida
Morrer um dia vem
Mas amar é profundo
 
E nele sempre cabem de vez
Todos os verbos do mundo
E nele sempre cabem de vez.


1. A canção diz que "errar é útil"? De que forma “errar” pode ser útil e em que situação?

2. Com qual frase da canção você mais se identificou? Justifique sua resposta.

3. Escolha cinco verbos que não apareceram na canção e crie frases para dar continuidade à música.
Exemplos: Cantar é improviso; Brigar é cansativo.

4. Você aprendeu que verbo é uma ação. Na letra dessa canção, a maior parte dos verbos está no infinitivo. Identifique-os e escreva abaixo, separando-os conforme a conjugação:
a) 1ª conjugação: 
b) 2ª conjugação: 
c) 3ª conjugação: 

OBSERVAÇÃO (ANOTE EM SEU CADERNO): O verbo no infinitivo indica apenas a ação, sem situá-la no tempo presente, passado ou futuro. Observe que na canção não há referência ao momento de ocorrência de cada ação.

Leia o cartaz a seguir e responda às questões propostas:

 https://www.alpestre.rs.gov.br/restrito/upload/noticias/164.jpg

5. Retire do texto três exemplos de verbos:
a)    no infinitivo:
b)   da primeira conjugação:
c)   da segunda conjugação:
d)   da terceira conjugação:

6. Retire do texto cinco exemplos de verbos que indicam comando, ou seja, que estão no modo imperativo:

7. Releia a frase:  “O coronavírus é similar a uma gripe. Geralmente é uma doença leve e moderada, mas alguns casos podem ficar graves”.
a) A palavra “similar” termina com R, mas não é um verbo no infinitivo e sim, um substantivo. 
b) O que ela significa? Pesquise e responda:
c)  Qual é o infinitivo do verbo “é”?
d) Na 2ª frase, a quem o verbo “é” se refere?
e) O verbo “é” expressa ação, estado ou fenômeno natural?

8.    Na frase “Os sintomas mais comuns são...”, qual palavra é o verbo?

9. Reescreva cada frase substituindo o termo grifado pelo que está entre parênteses e faça as alterações necessárias na frase reescrita:
 
a)    O que você precisa saber e fazer. (vocês)
b)    Como o Covid é transmitido? (os vírus)
c)    transmissão acontece de uma pessoa doente para outra. (transmissões)
d)    Os sintomas mais comuns são... (sintoma)

10. Os verbos podem expressar estados que podem ser permanentes ou mutatórios (que mudam). Explique qual é a diferença de sentido entre as frases dos dois grupos:

Grupo 1: A casa é bonita. Aquela criança é doente. Minha mãe é brava. 

Grupo 2: A casa está bonita. Aquela criança está doente. Minha mãe está brava. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário